Projeto TAMAR – Passeio ideal para crianças

Você já ouviu falar no Projeto TAMAR? Além de muito interessante pode ser o passeio ideal para a família e principalmente para as crianças.

Projeto TAMAR

Projeto TAMAR

Dentre os projetos de cunho conservacionista do Brasil, o Projeto TAMAR é o mais conhecido mundialmente. E surgiu para revolucionar uma luta nobre que visa à preservação de algumas espécies de tartarugas-marinhas ameaçadas de extinção.

A nomenclatura TAMAR, é uma variação das palavras “marinha e tartaruga”, idealizada na década de 80 para confeccionar as conhecidas placas de metal usadas na identificação desses animais pata estudos biométricos, monitoramento de localização e outros mais.

Além dessa nomenclatura o Projeto TAMAR é conhecido por Projeto Brasileiro de Conservação das Tartarugas Marinhas e tem como responsável legal o Centro Nacional de Pesquisa das Tartarugas Marinhas (ICMBio) que faz parte do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.

A ideia desse projeto surgiu em meados da década de 70 por parte de alguns estudantes de oceanografia que realizavam diversas pesquisas em praias desertas.

Na mesma época esses estudantes descobriram que pescadores matavam tartarugas-marinhas e resolveram documentar. Todo o material foi enviado às autoridades e isso deu início a tudo.

O que faz o Projeto TAMAR?

Projeto TAMAR

Projeto TAMAR

O principal objetivo do Projeto TAMAR sempre foi proteger as tartarugas-marinhas que ainda continuam em perigo de extinção em todo o litoral brasileiro.

Com o passar dos anos os responsáveis diretos pelo projeto perceberam que o mesmo não poderia ficar restrito às tartarugas-marinhas, mas deveria se estender às comunidades costeiras.

Então pensou-se, primeiramente, em oferecer alternativas econômicas para que os mesmo não tivessem mais que caçar as tartarugas para sobreviver. Além disso, o projeto também protege outras vidas marinhas como, por exemplo, os tubarões.

O Projeto TAMAR encontra-se organizado em 3 principais linhas de ação:

  • Pesquisas aplicadas e conservação

  • Desenvolvimento local sustentável

  • Conservação e pesquisa aplicadas

Atualmente o TAMAR atua com vinte e uma bases que estão espalhadas em mais de mil quilômetros de costa e para manter de forma eficaz a preservação das tartarugas também são promovidas outras ações:

  • Conservação dos ecossistemas marinho e costeiro

  • Desenvolvimento sustentável de todas as comunidades que vivem próximas às bases do projeto.

Com esse tipo de trabalho consegiu-se que os próprios moradores das comunidades ajudassem no projeto em várias vertentes.

Hoje em dia podemos contar com 22 bases ao todo que estão localizadas pelo litoral do sul, do sudeste e do Nordeste. Dessas 22 bases, 18 funcionam o ano todo e 4 apenas funcionam em todo o período de desova das tartarugas.

Quem pode visitar o TAMAR?

Projeto TAMAR

Projeto TAMAR

O Projeto TAMAR possui espaços específicos para a visitação do público e é um dos pontos turísticos mais visitados em todo o país em todos os estados onde atua.

É uma ótima opção de passeio para toda a família e, geralmente, as crianças gostam muito das várias atrações que o projeto oferece.

Além de ter momentos divertidos e agradáveis, você também pode entender mais sobre o projeto, ver como o trabalho é realizado e ainda pode contribuir para a permanência do mesmo.

O projete tem o Museu do TAMAR distribuído por várias bases. A diversidade de animais e de plantas desses locais é tão grande que o mesmo recebe por ano aproximadamente 600 mil pessoas.

Junto com o Museu TAMAR de Salvador é um dos 5 mais visitados do país.

Projeto TAMAR Florianópolis

No Museu TAMAR de Florianópolis o cronograma é bem diversificado. Lá você terá a visita orientada, podendo participar de muitos programas. Confira!

  • Alimentação Interativa

  • Alimentação das tartarugas

  • Solturas

  • Hora do Banho

  • Exposição de vídeos

  • Espaço Infantil

Gostou do artigo?
Comente ou compartilhe!

Deseja conhecer mais Florianópolis?
Assine nossa newslatter.

Comprar um imóvel em Florianópolis ou alugar um imóvel de férias?
Entre em contato conosco.
www.feriasfloripa.com.br

Imóvel Disponível para Locação – Praia Barra da Lagoa

 

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

* Campos obrigatórios